"Como é vão sentar-se e escrever se você não se levantou para viver!
(Henry D. Thoreau)"


segunda-feira, 24 de maio de 2010


Às vezes me pergunto o porquê de complicarmos tanto nossa vida. Por que será que sabemos exatamente o que é o certo a fazer e mesmo assim insistimos em fazer errado? Por que será que é tão fácil dar conselhos a amigos e tão difícil segui-los?
Talvez, porque, todos nós, lá no fundo, sejamos um pouco hipócritas. Não por uma questão de escolha, mas por necessidade.

Passamos a vida toda buscando a tal da felicidade. Perdemos tanto tanto tanto tempo nos iludimos em busca do “par perfeito” e esquecemos que a única pessoa que pode nos fazer verdadeiramente feliz é aquela que vemos frente ao espelho...

Sartre afirmava que somos escravos da liberdade, e pensando bem, ele tem razão. Diariamente travamos uma incessante batalha contra nós mesmos, almejamos sempre o senso comum. Todavia, será que é isso mesmo que queremos? Será que após alcançar esse objetivo a vida melhorará? Inconscientemente tomamos escolhas que cremos ser as certas, mesmo quando ficamos inertes diante uma situação estamos tomando a decisão de nada fazer, entende? Utilizamos nosso livre-arbítrio... no fim das contas, somos mesmo escravos da liberdade. E o que machuca é saber que nossos heróis ainda são os mesmos.

Ocorre que muitas dessas nossas decisões nos trazem prejuízos, sofrimento, renúncia do hoje por um amanhã incerto.
Talvez aquele sorriso negado poderia ser a chave para a felicidade a dois. Quem sabe aquele esquisito que era apaixonado por você na infância, não era na verdade seu príncipe encantado (disfarçado)...

É estranho e intrigante como algumas pessoas passam por nossas vidas e marcam. Às vezes imaginamos tê-las eternamente ao nosso lado, são anjos que Deus manda para nos proteger, no entanto, anjos também vão embora. Se voltam ou não, não sei...

Há pessoas que pelo simples fato de existirem já nos fazem mais felizes... Lembre-se de sua família, de seus amigos, de suas paixões e amores - você deve muito a eles, foram eles e elas que contribuíram para você se tornar o que é hoje. E o que você é agora? Houve alguma evolução? Pense no que estava fazendo há um ano, pense como agia, como raciocinava, como tomava suas decisões. Experiências boas e frustrantes se passaram, você teve perspicácia para tirar algum proveito? Não se pode olhar para o passado sem se aprender alguma coisa para o futuro.

Não sou ninguém para dizer o que é certo ou errado, sou uma metamorfose estática, às vezes dinâmica. Um jovem que sonha com o futuro e adora reviver as coisas boas do passado, apesar do maldito preço da nostalgia. Aprendo com os meus erros e com os dos outros também, não tenho todo o tempo do mundo para errar, (in)felizmente.

Acho que voltar atrás diante uma decisão tomada impensadamente não é incerto, incerto é levar uma vida toda só pensando e nada fazer.

Dê valor às pessoas que te amam, sempre cuide bem delas, regue teu jardim para que as borboletas venham até você, persegui-las é perda de tempo, acredite. Aliás, acredite sempre, não importa em quem ou em que, mas acredite - é necessário. Quando tudo está perdido sempre existe um caminho.

Afaste-se de pessoas pequenas, egoístas e invejosas, elas não fazem bem. Fuja da beleza exterior, é coisa mais efêmera que existe no universo. Busque ser um pouco mais humano e enxergue o que aquele rosto ou corpo que não segue os padrões de beleza tem a lhe oferecer. Você não é e nunca será a pessoa mais linda do universo, portanto, ao trocar um sentimento verdadeiro, seja qual for, por um momento de “diversão” você estará simplesmente jogando fora seu tempo, talvez sua oportunidade de ser feliz, pois logo você será, também, trocado.

Aprendi da pior maneira que por mais que você ame alguém, não são as palavras bonitas, declarações de amor, ações ou cenas românticas como a dos filmes que a trarão para você. Isso é algo que está acima de nós. Continue acreditando, deixe o tempo fazer a parte dele. Faça a sua também, espere... espere... espere... Quem sabe um dia sua hora pode chegar... ou talvez não... Pessoas morrem a espera deste dia...

(...)

Não tenha medo de tomar uma decisão, ou melhor, você pode até sentir medo, mas supere-o. Tenha consciência de sua força. É ótimo poder levantar a cabeça e ver que mesmo o mundo tendo caído sobre ela, você foi forte para dar a volta por cima.
Valorize seus amigos, eles são sua segunda família. Tenha humildade para reconhecer um erro e nobreza para pedir perdão.

Nunca deixe de acreditar em seus sonhos, jamais! São eles que fazem você seguir em frente... Não fique magoado se algum sonho acabou antes de se realizar. É a vida, faz parte. Nem sempre vencemos. Campeões são aqueles que nunca desistem. Tentar não significa conseguir, mas todos que conseguiram um dia tentaram.

Não condicione sua felicidade a outra pessoa, seja ela quem for. Muitas das vezes nos deixamos encantar por um rosto bonito, por gostos em comum, por coisas que ambos sentem falta naquele momento. Isso tudo é gostoso, mas quase nunca dá certo. Vá levando a vida, você chegou até aqui sozinho, o que te impede de caminhar novamente? Nada! Você é o seu maior amigo e também inimigo. Tenha domínio sobre se próprio. Lembre-se de que pessoas entram e saem de nossa vida o tempo todo, só lembranças ficam.

Quanto às lembranças, guarde somente as boas. Esqueça traições, brigas, decepções... Não tenha mágoa de ninguém. Lembre-se que por pior que tenha sido uma pessoa em sua vida, em algum momento ela lhe foi útil. Seja tudo na vida, menos ingrato. Ingratidão machuca (e dói). Tenha a maturidade de saber que o mundo dá voltas, tudo que fazemos um dia volta para nós. É só uma questão de tempo.

Esqueça das coisas ruins. Olhe o sol, veja quão bela é a vida. Agradeça a DEUS por estar vivo. Amanhã será melhor que hoje, pense positivo. Nossos pensamentos movem o universo. Vá atrás de seus sonhos, lute! Coloque DEUS em primeiro lugar e você alcançará todos os objetivos de sua vida.

Pare de reclamar da vida, cresça e veja que você não tem nenhum problema em sua vida. Tem problema aquele que está com um ente querido à beira da morte, aquele que tem uma doença terminal, aquele que vê seu filho chorar de fome e nada pode fazer. Acorde!

Por que esperar se podemos começar tudo de novo, agora mesmo? Perceba que portas se abrem todos os dias, o problema é que nem sempre enxergamos. Às vezes nosso egoísmo, nosso orgulho ou mesmo a burrice nos cegam.
Defina prioridades em sua vida, elas determinarão seu sucesso. Preocupe-se com o que realmente tem importância. Esqueça esses detalhes que não te deixam crescer. Se preciso, mude radicalmente. Mudar é sinal de evolução.

Não acredite em tudo que digo, não se esqueça que sou humano, um dissimulado - vitíma da vida - mas ao menos reflita sobre essas simples e espontâneas palavras. Palavras de alguém que passou por uma fase difícil e começou a ver a vida com outros olhos. Um alguém tão jovem mas que já percorreu um longo caminho... Ouso a dizer que já conheci o céu e o inferno. Aconselho que se você quer ter a chance mínima de se decepcionar, acredite somente em você. No fim da estrada, você poderá olhar para trás e sorrir ou quem sabe chorar. Só depende de você!
[Dedicado a Biiiaa!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário