"Como é vão sentar-se e escrever se você não se levantou para viver!
(Henry D. Thoreau)"


domingo, 25 de abril de 2010


[...]"Senão é como amar uma mulher só linda
E daí? Uma mulher tem que ter
Qualquer coisa além de beleza
Qualquer coisa de triste
Qualquer coisa que chora
Qualquer coisa que sente saudade
Um molejo de amor machucado
Uma beleza que vem da tristeza
De se saber mulher
Feita apenas para amar
Para sofrer pelo seu amor
E pra ser só perdão"


Com os versos do grande e imortal Vinícius de Moraes - "o capitão do mato, o poeta e diplomata, o branco mais preto do Brasil" - é que inicio mais um devaneio desobrigado, sutil e forçadamente espontâneo. Talvez influenciado por experiências pregressas, quiçá pelo contato com certas pessoas incertas, pois, fez-me refletir acerca da velha questão aparência versus essência.
Essa dicotomia tão presente na contemporaneidade parece querer definir-se.
Há uma clara tendência à supervalorização da estética em detrimento do conteúdo.
Sim, talvez beleza seja fundamental. No entanto, só beleza não basta. "Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza".
Conheci, recentemente, mulheres que se aproximam muito do ideal de beleza estética que reina na atualidade. Todavia, salvo rara exceções (e com perdão pelo pleonasmo), a maioria era encantadora, enquanto em silêncio - se fossem estátuas, seriam perfeitas. Contudo, notei um extremo ao me aproximar, ao tentar um diálogo, a decepção foi tremenda. Tão fúteis, frívolas, volúveis. Incita-me esse fato tão, digamos, cruel. Por que bela, se coxa? Por que coxa, se bela? Diria Machado de Assis.
Eu digo: por que burra, se bela? Por que bela, se burra?
Por que diabos não tentam conciliar as duas coisas? Beleza é dádiva, o restante é conquistado com esforço. Se teve a sorte de nascer bela, qual o motivo de querer ficar somente bela? Não se dão conta que mais cedo ou mais tarde a descoberta de Newton se concretizará, gostem ou não.
Não escrevo com um revoltado com a beleza. Amo-a como amo os pandas chineses.
E a questão comum de dois genêros. Atinge homens e mulheres. Escolhi falar sobre mulheres por motivos óbvios. Entretanto, há sim, e não são poucos, homes que malham muito o corpo e esquecem da mente.
De fato, entristece-me o fato que é hoje tão reinante. Causa-me nostalgia assistir aos videos dos meus ídolos da década de 70 e 80. Sorte deles estarem mortos.
É louvável fazer uma ressalva: conheço muitas mulheres lindas e belas! Digo, lindas e inteligentes, com conteúdo. Uma ressalva dentro da ressalva: não são muitas assim, na verdade.
No entanto, deveras, quase todos seguem o caminho em que acrediam ser o correto; muitos optam pelo mais fácil; outros vivem eternamente seguindo trilhas alheias.
Ter algo além da beleza é tilhar um caminho próprio, é poder caminhar independente de sorte...

Inspiração: http://www.youtube.com/watch?v=xYBhS6Ej5D4&feature=related

Um comentário:

  1. Nossa Fernando! Sinceramente esse texto ficou magnífico, além das citações feitas vc acrescentou suas palavras relancionando algumas de suas experiências com o sexo feminino.Sempre passo por aqui p/ pegar um dose de conhecimento e uma luz p/ certas reflexões...Bom final de semana! Abraço...KLFR

    ResponderExcluir