"Como é vão sentar-se e escrever se você não se levantou para viver!
(Henry D. Thoreau)"


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Isso é muita sabedoria

Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho... o de mais nada fazer.

(Clarice Lispector)

Não costumo postar textos de terceiros. Gostei muito, entretanto, das sábias palavras de grande e imortal Clarice Lispector.
Certas vezes na vida, queremos tanto algo que ficamos cegos, alheios à realidade.
Fazemos o possível e o impossível na tentativa de realizar nossos sonhos, alcançar os almejados objetivos. É fato que ninguém gosta de perder. Todavia, para que haja um vencedor deveras há de existir um perdedor. Às vezes querer muito, batalhar demais, sofrer, renunciar não é o bastante. Há elementos que estão fora de nosso alcance, por mais fortes que sejamos ficamos impotentes diante certas questões - e amor é a principal delas.

Não há fórmulas para o amor. Como já citado, amor pode simplesmente nascer ou não. Que bom seria se amássemos todos que nos amam e que todos que amamos nos amassem também. Mas a vida não é assim. Amor não se escolhe, amor se vive. Muitas pessoas são infelizes porque vivem buscando um grande amor. Quanta perda de tempo, isso é vida jogada fora. É necessário levar alguns tropeços para entender o que Clarice quis dizer com aquelas palavras de pura sabedoria. No entanto, há pessoas que passam a vida sem compreender; há pessoas que compreendem e passam a vida se enganando; há pessoas que não amam a si próprio e insistem em querer encontrar um grande amor. Isso causa pena.

A felicidade surge para aqueles que choram. Lutar por aquilo que ama é fundamental; saber perder é nobre. Aceitar a derrota e partir para outra batalha é, muitas vezes, a única opção. Não gosto de ver pessoas "sofrendo" por amor, choramingando pelos cantos porque perdeu alguém que julgava importante. Lágrimas não fazem o tempo voltar. Relembrar não é viver. Mendigar sentimentos não trará amor. Flores não trazem amor. Serenatas não trazem amor. Cartas não trazem amor. Várias horas de conversa não trazem amor. Promessas de mudança não trazem amor. O amor surge espontâneamente do nada e também vai embora do nada. Tentar prendê-lo é a melhor maneira de ser infeliz.

Como disse Vinícius de Moraes: "Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure". O amor é um estado de espírito passageiro, vai e vem como a felicidade e a tristeza. Vive disputando espaço com a solidão. O amor não tem casa. O amor é cigano. O maior erro humano é tentar domesticar o amor, seqüestrá-lo, monopolizar um sentimento universal... Sim, o amor é gostoso, traz sensações indescritíveis e faz a vida valer a pena. Mas repito: é algo volátil e passageiro. O incerto é querer ressuscitar o passado. O triste é renunciar o presente e viver de ilusões pregressas; idealizar um futuro que todos sabem ser impossível sua concretização é auto-engano. Machado de Assis, nosso grande mestre, já nos alertou: "Sonharás uns amores de romance, quase impossíveis? Digo-lhe que faz mal, que é melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir."

Ninguém sonha em terminar seus dias velho, doente e solitário. Contudo, renunciar as alegrias da vida, tentar constantemente conquistar um alguém e viver de caridade sentimental não é a melhor maneira de evitar a solidão. (A solidão, carma (karma) do contemporanêidade, monstro de sete cabeças para muitas pessoas). Indigna-me o fato de as pessoas não conseguirem, muitas vezes, conviver exclusivamente consigo mesmas. Sabe, não entendo como alguém que não consegue ficar sozinho viver buscando um "grande amor". Para mim, é irracional. Se você não capaz de estar consigo mesmo como espera que haja alguém no mundo que consiga?!... Entende? É como se o fardo de existir fosse pesado demais e juntando duas cargas o "peso existencial" ficasse menor. Não faz sentido...

Costumo observar algumas pessoas que trocam de namorado assim como trocam de roupa. Vejo, além da escancarada futilidade, o enorme vazio que carregam. Fico inquieto com o fato de essas pessoas passarem boa parte da vida se adequando a moldes a fim de serem aceitas, bem quistas, "amadas". Muitas vezes, torturam-se em dietas desumanas, permutam forçadamente de opinião, vivem em constantes transformações, perdem a essência do que verdadeiramente são com o intuito de agradar às pessoas que estão à sua volta. Isso é lastimável, contudo não raro. Porém, é errado.
Cabe aqui um texto que certa vez li:

"O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
-'Qual é o gosto?' - perguntou o Mestre.
-'Ruim' - disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse:
-'Beba um pouco dessa água'. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
-'Qual é o gosto?' -'Bom!' disse o rapaz.
-'Você sente o gosto do sal?' perguntou o Mestre.
-'Não', disse o jovem.
O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
-'A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta.
É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras:

É deixar de ser copo, para tornar-se um Lago." (Desconheço a autoria)


Essa passagem ilustra bem o que quero dizer. Não se deve resumir a vida (ou a felicidade) a um amor romântico. A vida é muito além e não ser "desperdiçada" em vão. Voltando às linhas iniciais do texto, "Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho... o de mais nada fazer."
Antes sair por aí procurando (em vão) um "grande amor", ame-se mais que tudo. Não gosto de regras, contudo há paradigmas que são imutáveis. Eis um deles: Realize-se primeiro para só depois pensar em ser feliz a dois.

Minhas palavras não tem validade científica, são de base puramente empírica, mas é o que me faz seguir sempre em frente. Perdi muito tempo na vida buscando o amor, cheguei a acreditar que certa vez havia perdido um grande amor. Hoje, todavia, após anos e depois de muita vivência, tenho a consciência de tudo que o acima foi dito. Se a vida for um jogo, e você tiver que apostar em uma só jogada, aposte naquela em que a vitória dependerá unica e exclusivamente de você mesmo. Não é prudente contar com a sorte ou outras variáveis.

O ser humano é composto por sentimentos, mas também de razão. E entre esta e aquela, prefira a segunda. Contudo, deixo claro: o amor é fundamental. Deixe por conta do destino, mais cedo ou mais tarde o amor esbarra em você, quando você menos esperar estará vivendo, sim, um grande amor. Entretanto, não perca tempo perseguindo-o. Dedique-se a objetivos concretos; deixe os sonhos românticos por conta do acaso. Afinal, "Não precisar correr tanto; o que tiver de ser seu às mãos lhe há de vir" (M. de A.)

Fim.



Nota: Esse foi, por um bom tempo, meu último texto. Tenho, agora, objetivos a serem alcançados e que necessitam de total dedicação. Obrigado a todos os possíveis visitantes.

16 comentários:

  1. O melhor do amor é a eterna procura...

    Olívia Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Mano não li seus textos não, tô com muito sono pra isso... Mas admiro a Coragem de expor suas idéias e sentimentos... maikon Leandro Machado Sobrinho... Abraço mano véi!

    ResponderExcluir
  3. Ooi, obrigada pelo comentário, lá!!!
    aaa verdade, a gente tanto espera que logo chega a nossa vez ^^

    ResponderExcluir
  4. Poxa, vai parar mesmo de escrever?
    E sobre o texto, para mim; foi como um tapa na cara. Não que eu esteja passando por algo assim por causa de amor hoje, mas já passei um dia e meu último texto fala sobre isso.
    Mas apesar do "tapa", (rs) concordo em tudo. Foi uma pena eu ter que sofrer para então entender.

    Um beijo, Fernando querido!

    ResponderExcluir
  5. É muita sabedoria mesmo!
    Um dia eu aprendo... rs

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  6. Linda postagem!
    Amei tuas palavras...
    E amei o textinho da Clarice, ela é demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo tudo isso.
    Ameeei cada palavra!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernando!
    Sei que por enquanto vc não está postando, mas mesmo assim tem um selinho pra vc no meu blog.
    Mesmo você não atualizando mais, eu admiro muito o seu blog. Adoro ler seus textos.

    Beijos,

    Luiza

    ResponderExcluir
  10. Reli esse texto mais uma vez. Ele serve muito pra mim. Preciso transformar essas ideias contidas no texto e com as quais eu concordo em práxis. Muito difícil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Caramba,Fer, acho que você conseguiu dizer quase tudo o que eu penso e não consigo expressar...Seu texto ficou muito bom, muito bem escrito mesmo.Adorei você ter citado Clarice (adoro como ela escreve).Não sei como você faz,mas consegue as citações certas no momento certo.Por mais que eu leia ou escreva não consigo uma sintonia tão boa entre entre idéisa,citações e etc.É,realmente, eu ainda tenho muito a aprender nessa vida. Bruna França

    ResponderExcluir
  12. Esse foi um dos melhores textos que já li, traduz muita coisa a respeito de momento em que estamos "amando" alguém e no meio de um relacionamento ou simplesmente quando paramos p/ pensar neste sentimento tão inexplicável.Já fiz coisas parecidas as q vc descreveu.Eu concordo parcialmente com suas palavras.Mas acho q essa é graça de amar, a luta diária em se adaptar a alguém,não se moldar,porém se encaixarem juntos como um quebra-cabeças.São as diversidades que fazem os momentos bons e únicos.Se tudo for muito fácil e certinho, logo perdemos o ardor se apaixonar.Abraço.KLFR♪

    ResponderExcluir
  13. Amei. Maravilhoso seu texto, é muita sabedoria mesmo! Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. amei,seu texto muito bom,gostei de mais!parabéns.Quero ler outro mais.

    ResponderExcluir
  15. Japa vejo que seu blog não tem apenas um ou dois leitores e agradeço por dividir um pouco de você através de sabias palavras. a verdade esta la fora como dizia um antigo seriado de TV

    ResponderExcluir