"Como é vão sentar-se e escrever se você não se levantou para viver!
(Henry D. Thoreau)"


terça-feira, 29 de junho de 2010

Vim, Vi e Venci!


Eu sempre sonhei como seria o dia em que eu passasse no vestibular. Aguardei tanto por aquele momento tão almejado, fiz tantos planos.

Não foi fácil! Sempre que me sentia mal, fechava os olhos, lembrava da minha família, arrancava forças onde não mais existia, buscava consolo em Deus, pois eu sabia que uma hora, mais cedo ou mais tarde, chegaria a minha vez. Bastava eu não desistir. Aqueles que me conhecem sabem um pouco da minha luta. No entanto, só eu sei o que passei para chegar até aqui. Perdi a conta de quantas vezes quebrei a cara, quantos "quase", quantos "não foi dessa vez" tive que engolir. O peso dos sucessivos fracassos minava meu ânimo. Mas eu não podia parar, havia chegado muito longe para simplesmente desistir. Por trás do meu esforço, havia também uma série de pessoas que confiavam na minha capacidade. Havia pessoas maravilhosas que renunciaram muito por minha causa. Seria uma covardia imensa ser derrotado pelo cansaço. Eu havia planejado alcançar um objetivo e não iria parar até conseguir. Foram mais de três anos lutando. Três anos de renuncia, dedicação e sofrimento. Todavia, tudo tem um lado bom na vida, nesse tempo amadureci bastante e conheci pessoas incríveis, amigos que levarei por toda a vida. Mas confesso que não foi fácil ver todo mundo indo embora, entrando na faculdade, e eu ainda no cursinho. Aprendi, contudo, que não se deve ficar comparando a própria vida à dos outros. Cada um tem sua própria história, cada lombo sabe o peso que carrega. Como diria o poeta: "cada um sabe a dor e delícia de ser o que é".


[(Eu nunca havia desejado tanto algo na vida. MEDICINA, o ser médico, o poder salvar vidas, trazer vidas ao mundo...) Como eu estou com vontade de chegar logo em casa, dar um abraço apertado no meu papai já velhinho e dizer: "Eu passei, papai!". Quando eu tinha 8 anos, no dia dos Pais, dei uma camisa ao meu pai com os dizeres: "Papai, estou seguindo seus passos." Mais de 10 anos se passaram. E de fato segui, apesar de alguns desvios, um dia eu serei como meu pai, um dia serei médico.
Minha mãe não é médica, minha mãe é uma santa. Sem ela eu não seria nada. O amor de mãe é o elemento humano que mais se aproxima de Deus.]


Fiquei um bom tempo da vida planejando o que faria quando esse dia chegasse. E, graças a Deus, esse dia chegou. Não fiz nada do planejado. Não gritei, não quebrei parte do meu colégio, não pulei no Vaca Brava, não entrei em coma alcoólico. Ora! Eu não lutei tanto para justamente agora, quando atingi meu objetivo, ficar embriagado. Isso eu posso fazer depois. Nesse momento tão meu eu tinha a obrigação de sentir, de vivê-lo em sã consciência. E é maravilhoso a sensação de dever cumprido. Hoje eu posso olhar para trás e dizer com todas as palavras que valeu a pena. Como uma grande pessoa me disse um dia: "Tudo o que vale a pena ter, vale a pena esperar."


Bom, sei que palavras não vão expressar o que agora sinto. Mesmo assim arrisco um conselho já tão consagrado( e até piegas): Não desista do seu sonho! Eu sempre digo, vestibular é uma fila. Se você entrar nela e não sair, uma hora chegará sua vez.


Encerro com as sábias palavras do velho bruxo:
"Não precisa correr tanto; o que tiver de ser seu às mãos lhe há de vir."

7 comentários:

  1. Aii Fihh Meus Parabéns e Felicidades.Tudo o Que Você Mais Queria Você Conseguiu,Aproveita Cada Momento Que Viverá de Agora Pra Frente!Obs:Há 10 Anos Atrás Eramos só Uns Meninos Aloprados No Velho C.V.Farra Pra Tudo Era Um Bom Remédio.Abraço e Fica Com Deus.Reggis Dessur Castro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns cara, que você possa ser um futuro bom médico e que seu post sirva de consolo àqueles que ainda batalham

    ResponderExcluir
  3. caraca! que texto emocionante! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Fernando.
    Vc escreve bem... tem uma história de perseverança e acredito que vai ser um bom médico. Sucesso!
    Ah! visite o pérolas do SUS, acho que vai gostar. É de uma jovem médica.

    ResponderExcluir
  5. Cara, PARABÉÉNS!!!
    To passando pelo mesmo que vc passou... Sim é ruim.
    Mas depois de ler o que vc escreveu, com certeza agora sim encontrarei forças sei la de onde para conseguir o q eu quero.
    Obrigada! E ...
    Bom, eu ia dizer para vc aproveitar bastante, se deidicar ao máximo como vc vinha fazendo, mas acho que isso vc fará com certeza, né?
    Beijos, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. você realmente mereceu! também quero medicina e sei que é dificil. você é um vencedor, se orgulhe disso! beijos

    ResponderExcluir