"Como é vão sentar-se e escrever se você não se levantou para viver!
(Henry D. Thoreau)"


sábado, 5 de junho de 2010

Espelho Plano


UAU!, como o tempo voa! 05/06/2010. Praticamente meio ano se foi; tempo que jamais há de voltar. Se muito, raras lembranças hão de permanecer temporariamente. No entanto, (in)felizmente, o tempo tudo há de apagar, quase tudo (não é bom generalizar!).
Eu, um simples vivente dessa sociedade pós-moderna e pré-perdida, sigo meu simplório e talvez errante caminho.
Não quero, nem é a hora de julgar o que fiz. Está cedo, creio. Prefiro reviver os bons momentos e ludibriar os ruins; se tal fato consiste em uma fuga à realidade, perfeito! Meio caminho andado!
Sabe, às vezes corremos demais. A cultura pobre e medíocre que nos cerca impõe valores pré-estabelicidos, há uma plastificação do gostos, costumes, ritmos. Se for verdadeira a tão famosa máxima de René Descartes "Cogito, ergo sum (Penso, logo existo!) !", arriscaria que 90% das pessoas não existem.
A percepção de tempo e espaço, é, indubitavelmente, distinta entre as pessoas; todavia, há de se ter, no mínimo, um pouco de bom senso e "abrir os olhos", procurar diferenciar o que realmente desejamos do que querem que desejemos. Isso é parece simples, mas não é!
Essas palavras soltas, entretanto, são um juízo de valor meu, portanto, não representa uma verdade insofismável. Claro, posso estar errado. Todavia, no dado instante, creio que isso me basta.
Talvez seja este o texto mais sem nexo que já escrevi. Dizem que os textos são a imagem do estado de espírito do autor. Talvez tenham razão. Entretanto, lembremos que há muitos dissimulados por aí.
Falando em dissimulados, veio-me à mente essa arte! Sim, embora contra o senso comum (lástima fatídica), enxergo a dissimulação como uma das mais, digamos, belas artes. Quero deixar claro que refiro-me à dissimulações autênticas, natas, intrínsecas! É completamente diferente do simplório "fingir!". Quando falo em dissimulação refiro-me às pessoas que nascem com esse dom, essa dádiva. Afinal, quem disse que a verdade é sempre o melhor caminho? Quem há de ser sincero e justo por toda a vida? Não, caro amigo, não hemos de crer em tal tolice.
Hipocrisia basta a minha, poupo-me, por favor. A realidade é dura quando nua e crua. Pobre beócio o ser que crê em tudo que vê e ouve. Aprendi que a teoria é linda; a prática, nem tanto.
Voltando ao cerne textual, se é que tal ainda há, nesses 6 meses quase vividos aprendi uma coisa: "Somos vulneráveis!" Claro que quando emprego tal verbo (aprender) utilizo-me de um eufemismo. Saber que somos vulneráveis até uma criança sabe, no entanto, às vezes precisamos de provas irrefutáveis.
Grande mal do ser, o ceticismo. Talvez se o homem deixasse um pouco de lado a razão e acreditasse mais, as coisas seriam mais fáceis.
Acreditar em palavras, gestos, intuições, olhares, sentimentos. Quem há de crer no próximo quando o que se vê cotidianamente é um exemplar das páginas apocalípticas? Convenhamos, não é fácil.
Talvez por isso, na minha opinião, tantas pessoas sofrem à toa. Sendo ou pouco menos genérico, há quem não crê em si mesmo. Dificuldades, quedas, fraquezas sempre hão de haver. Claro, se não, não chamariam isso de desafio!
E digo, é a coisa mais gostosa que há na vida. Os desafios, ah, como os amo! Sem eles, não viveria; no muito, vegetaria. Falando em desafio, irei estudar - o que consiste outrossim em um enorme desafio. No entanto, tenho que lugar - por enquanto. Portanto, tenho outras batalhas para vencer, no mais.



3 comentários:

  1. Oiê fernando!
    adorei u post!
    o ano ta passando cada vez mais rápido não é?! jajá é natal dnvo :O heheheh'

    Dizem que os textos são a imagem do estado de espírito do autor(adorei essa frase e concordo plenamente com ela! )

    nossas vidas ja são um desafio! e estudar é um desafio mesmo! asuhashuhua' ai ai!

    ^^ te sigo rpz!

    beijsoos

    ResponderExcluir
  2. Os anos estão realmente passando muito rápido
    medo g.g POKSOASPKO
    adorei teu post s2

    ResponderExcluir
  3. gostei
    belo blog
    seguindo

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir