"Como é vão sentar-se e escrever se você não se levantou para viver!
(Henry D. Thoreau)"


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Uma pena, ou pluma

(Com quase toda a sinceridade do mundo)

Sabe... às vezes é difícil encontrar um sentido para as coisas que acontecem, talvez seja porque estejamos intrinsecamente ligados a ela. No entanto, com o rolar das águas nos damos conta de que nem tudo que existe deve ser entendido; contudo, como dizia Fernando Pessoa: "Tudo vale à pena se a alma não é pequena!"

Engana-se quem diz que o fracasso é o pior dos sentimentos, não! Fracassar é ter a certeza de que não era a hora certa; é ter consciência de que resignação de hoje representará, uma dia, o sucesso. Do fracassar se tem o consolo de poder erguer a cabeça, sorrir (ou chorar) e dizer: "eu perdi, mas eu tentei". E isso já é muito.

Cada oportunidade, cada nova experiência deve ser intensa e plenamente aproveitada, não se pode deixar que contratempos ofusquem a limpidez de um objetivo maior.

Saber o que é certo é muito fácil, fazer o certo é muito difícil. Muitas vezes somos desviados do nosso caminho, somos, de certo modo, obrigados a esquecer princípios, tomar atitudes embaraçosas, nadar contra a maré, lutar por algo que não trará nada, simplesmente nada. Tempo perdido? Claro que não, tudo vale à pena se a alma não é pequena.

Hoje, aqui; amanhã, lá. A roda-gigante da vida não pára. Saber quando, como, onde e o por quê é impossível, mas isso não deve ser enxergado como um obstáculo, e sim como um desafio. Disse e repito, nem tudo é para ser entendido. Há certas coisas que não admitem explicação, certas escolhas contrariam todos os preceitos de racionalidade.

As adversidades surgirão em toda a vida, sem elas não haveria graça. As escolhas, conseqüentemente, também. O sucesso é o somatório destas, multiplicado pela coragem e divido pela covardia.


A melhor hora é agora. "A águia não caça moscas". Um dia a gente chega lá, vamos ser relembrados com um leve ar de inveja e uma pontinha de arrependimento. Um dia vamos olhar para trás e não dizer, mas sim pensar: "Eu nunca perdi, foram eles quem deixaram de ganhar!"

... e quando esse dia chegar:
Deitem, então, em suas plumas e lastimem suas penas!

Um comentário:

  1. nem preciso dizer o quão belo acho seus textos, certo?
    "...nem tudo é para ser entendido. Há certas coisas que não admitem explicação, certas escolhas contrariam todos os preceitos de racionalidade."
    obrigada por me fazer refletir sempre

    ResponderExcluir