"Como é vão sentar-se e escrever se você não se levantou para viver!
(Henry D. Thoreau)"


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Apaixone-se mais por você mesmo.


É interessante como certas datas mexem com o espiríto de muitas pessoas. Estamos a poucas horas do dia dos namorados e impressiona-me a quantidade de namoros relâmpagos que surgem do nada. Não creio que o cupido resolveu fazer hora extra.

Meados de 12 de junho é um período no qual a difícil tarefa de conviver exclusivamente consigo mesmo torna-se humanamente insuportável! Há um senso comum velado que faz com que o simples fato de estar só torne-se cruelmente penoso. Nessa época, costuma-se recorrer várias vezes à agenda do celular. Aquela menina não tão "bonitinha" adquire um valor substancial. Aquele rapaz não tão "legal" torna-se uma potencial boa companhia. Há um consenso implícito de que vale tudo, exceto passar o dia dos namorados - sábado - sozinho assistindo ao Zorra Total.

O encoberto jogos de interesses mútuos e convenientes passa a fazer parte das conversas de msn, das trocas de torpedos e, claro, das ligações sem aparente segundas intenções. Costuma-se fazer uma espécie de ranking humano: "vou tentar fulano, se não der certo eu falo com ciclano, mas se ele já tiver compromisso, aí, eu ligo pro beltrano. Ele sempre foi afim de mim mesmo." É como se existisse, sem base material, um cardápio no qual as opções não são necessariamente satisfatórias, mas que servem como um eventual "tira gosto". É uma maneira prática, como diz o ditado, de matar dois coelhos com uma só cajadada: consegue-se uma eventual companhia para uma data "especial" e ao mesmo tempo dissimular a, para muitos, triste realidade da constante solidão.


O dia dos namorados é também, para alguns, uma data nostalgica. Lembranças dolorosas povoam constantemente o pensameto. Não são raros os sentimentos de arrependimento devido a atos equivocados, à escolhas erradas. O tão famoso "se" entra em cena. "Se eu não tivesse traído". "Se eu tivesse dado mais valor". "Se eu tivesse sido sincero". "Se eu tivesse arriscado, talvez..." Tenta-se de toda a maneira, mesmo que em vão, voltar atrás e consertar velhos erros. Talvez um sorriso a mais, um abraço sincero ou simplesmente um olhar verdadeiro poderia ter proporcionado um presente menos insuportável. Mas se aprende, da maneira mais difícil, que o pretérito é imutável, duro na queda. Estático.


Esta data representa, ainda, uma cruel constatação àqueles que acreditam sempre levar vantagem com números. É triste habitar em vários corações, mas ter o próprio vazio. É angustiante ver aquela placa de "doa-se um coração" enferrujada pelo tempo. Ninguém gosta de morar em áreas inseguras. Um dia o beija-flor se cansa e, por ironia do destino, apesar de ter conhecido tantas flores, morre solitário entre espinhos.


O dia dos namorados, de fato, outrossim é um momento de alegria na vida de alguns tão poucos. Comemora-se verdadeiramente o tão raro encontro de duas almas. É uma data que fortalece laços. Disperdiça-se demasiadamente juras que ambos sabem que são impossíveis de ser cumpridas, mas que - naquele momento - aquela aparente verdade é tudo que os ouvidos apaixonados suplicam. Os enamorados parecem ignorar a lei da física que diz que dois corpos não ocupam um mesmo lugar no espaço... amam-se eternamente na infinitude da duração do encontro.


O dia dos namorados não é uma data que se deve, necessariamente, ser contemplada a dois. No entanto, deve-se, obrigatoriamente, passar enamorado. Não acredito que seja válido enganar-se estando com alguém em função de uma data pré-definida pelo calendário. Esse estranho querer "ser normal", adequar-se forçadamente a moldes pré-estabelecidos é o que me faz refletir acerca das atuais relações humanas. Há muitas pessoas que estão tão cansadas de si mesmo, e já tão saturadas, que involuntariamente buscam a solução de seus problemas em terceiros. Creio que seja incerto tentar de todas as maneiras fugir de si mesmo. Talvez falte apaixonar-se por si próprio. Amar àquela imagem que se vê todo dia em frente ao espelho, independentemente de peso, cor, altura etc. É necessário valorizar um poquinho mais a essência e deixar para segundo plano a aparência.


Portanto, se você, caro ( e possível) leitor, não tem uma companhia para a noite dos namorados, não se desespere. Dê uma chance a única pessoa do mundo que pode fazer você feliz: você mesmo. Apaixone-se mais por você mesmo.

11 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaah fefe <3 amei muito.
    lindinho, mas e minha amiga? nao quer ela mais ?

    ResponderExcluir
  2. Um texto ótimo, como todos os outros que já li aqui no seu blog. Dia 12 de junho causa uma sensação diferente para cada pessoa, mas nunca passa em branco. Chega a ser estranho, porque eu dificilmente consigo definir que tipo de 'coisa' estou sentindo. Enfim, parabéns, de novo. Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, eu adorei o seu texto! Adorei mesmo! Você tem uma escrita de dar inveja :)
    "É angustiante ver aquela placa de "doa-se um coração" enferrujada pelo tempo. Ninguém gosta de morar em áreas inseguras. Um dia o beija-flor se cansa e, por ironia do destino, apesar de ter conhecido tantas flores, morre solitário entre entre espinhos."

    Essa parte foi sensacional.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. ótimo post fernando! acabei de ler um post de uma amiga relacionado a valores... valores de homens e mulheres.. e seus futuros..e sei bemmm como é issu tudo que vc disse de várias pessoas semanas e até dias antes fazerem de um tudo para arranjar alguém.. e se aproveitam na maioria das vezes de pessoas que são afim delas ou deles.. e no final das contas sempre quem se maxuca foi quem foi sincero desd o começo.. as vezes quem colok essa bendita placa de doação de coração não tem na verdade intençao de verdadeiramente doar um coração..rs sei bem como é isso .. e aprendi que seu amor pode está bem ao seu lado... e vc nem perceber.. namoro a 2 anos e 2 meses.. e ele era um dos meus melhores amigos.. resultado na brincadeira de amigos nossos nos conhecemos melhorrr como mais que amigos :] um lado dele e um lado meu que nenhum dos 2 conhecia.. e tamu junto até hj.. e creio que estaremos pra sempre.! ^^
    mais devemos ter cautela com pessoas que chegam de uma forma arrebatadora querendo da o mundo e u espaço pra gent ¬¬
    ótimo post!
    bj

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post...te seguindo...se quiser me seguir:
    www.lullypires.blogspot.com
    ou
    www.apalavrafutebol.blogspot.com
    Bjux!!!

    ResponderExcluir
  6. adorei o seu post, acho realmente importante darmos mais valor a nós mesmos, namorar é muito bom, é sim. Mas não podemos perder a nossa essência ! parabéns ! :)

    ResponderExcluir
  7. "Um dia o beija-flor se cansa e, por ironia do destino, apesar de ter conhecido tantas flores, morre solitário entre entre espinhos."

    Caro amigo, não nego que me vi em algumas de suas frases. A tua sensibilidade é suficiente para tratar com carinho todas as palavras que te escolhem para estreiar no palco de teus textos.

    Parabéns por ser humano!

    ResponderExcluir
  8. Você é maravilhos. Tudo o que diz é admirável. A sua existência é extremamente relativa para mim. Tudo o que disse me ajudou,e me fez me sentir melhor. Você sabe que eu te amo. ♥

    ResponderExcluir