"Como é vão sentar-se e escrever se você não se levantou para viver!
(Henry D. Thoreau)"


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Uma vencedora...




Diferentemente da maioria das vezes, hoje, essas palavras gastas possuem um precedente. Acabo de ver uma foto. Não uma foto qualquer, mas a de uma mulher linda, inteligente e batalhadora. Poderia, deveras, escrever páginas e páginas acerca da obra como um todo, um conjunto que, diga-se de passagem, é raríssimo. Cairia, contudo, no medíocre senso comum se dissese que beleza e conteúdo são características difícies de se encontrar aos pares.

O que despertou minha atenção, entretanto, foram seus olhos cuja cor não sei precisar. Sinceramente, não foram, de fato, os olhos, mas sim o brilho de um sonho que emana da alma. Percebi, ao observar bem a tal foto, uma pontinha de tristeza profunda, dissimulada por um belo sorriso e momentaneamente esquecida em função da companhia de amigos. Uma tristeza íntima, antiga e constante.[quase amiga...]

Apesar da discreta tristeza, há explicitamente calado um sonho que suplica por voz. Um projeto de vida que é diariamente construído, hora a hora alimentado. Uma causa nobre é o que dá forças a essa tão distinta mulher. Ela é decidida, persistente, dura na queda. Ela, incrivelmente, consegue ser ao mesmo tempo séria e engraçada. Onde chega é o centro das atenções, não só e simplesmente devido à beleza; sobretudo destaca-se seu caráter, seu jeito de ser mulher. Seus discursos optativos são sinceros, os abraços são verdadeiros e as intenções sempre as melhores.

Ela, como todo ser humano, possui, todavia, momentos de incerteza. São nesses momentos que transparece aquela moça frágil, pueril, que acredita nas pessoas, que tem medo de baratas e cobras, que chora, que sofre, que carrega o mundo nas costas, aquela menina que um dia andava descalço e brincava de bonecas, que tinha o sonho de mudar o mundo.

Essa menina-mulher enfrentou "ritos de passagem" que a tornaram mais preparada para os desafios da vida. Tão preparada que, aos olhos dos desatentos, aparenta ser quase que auto-suficiente. Embora não seja. Ninguém é. Ela tem um sonho e quer por tudo realizá-lo. Para tanto, elegeu prioridades na vida. Renuncia muito em prol de um objetivo maior. Essa determinação é o que encanta todos que tem a sorte de estar ao seu lado.

Creio que a vida seja justa. Tenho a certeza de que ela está muito perto de chegar onde sonha.

(Eu sei que às vezes a espera indefinida, a incerteza, a inconcretude dos fatos são "pedras no caminho". No entanto, siga em frente. Pare, se preciso. Olhe para trás, reavalie as estratégias, mas continue seguindo. Não desista nunca. Seu potencial é incrível.)

Vá em frente e vença, minha guerreira!

"Não precisa correr tanto; o que tiver de ser seu às mãos lhe há de vir"

6 comentários:

  1. Maravilhoso seu texto!É pura poesia!Fiquei muito emocionada! Temos um artista! ;D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo!!
    Amei!

    Adoro seu blog!
    Seus textos sempre me respondem algo. É como se dialogassem com meus questionamentos.

    ResponderExcluir
  4. Uau, Fernando!
    Impressionante a leveza com que vc escreve, a sensação é de que as palavras saem fácil, quase brincando... Texto muito bom..e uma homenagem mais do que merecida! =)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernando!
    Obrigada!
    Mas na verdade, lindo é o q vc escreveu!
    Gostei muuito! E concordo com a Yasmin.
    Beeijos.

    ResponderExcluir